O Gol de Placa da Volkswagen

A Volkswagen, umas das patrocinadoras oficiais da Seleção Brasileira lançou um novo comercial institucional onde recria alguns dos gols mais históricos do Brasil em Copas do Mundo.

Os melhores jogadores desafiam os seus clones.

A animação chamada "The Last Game" (O Último Jogo) criada pela agência americana Wieden+Kennedy em parceria com a produtora Passion Pictures para a Nike

Philip Kotler, o grande nome do Marketing Mundial

Estudantes de publicidade vocês não iram se formar sem ter ouvido esse nome! Confira mais informações sobre esse grande nome da publicidade.

Marketing de Guerrilha

Conheça essa ferramenta do marketing, onde vence quem tem mais criatividade.

O guaraná da Coca-Cola

Conheça o guaraná Jesus e o seu poder divino, que surpreendeu atá a grande Coca-cola.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Como fazer um bom cartão de visitas para sua empresa

Olá caros amigos!

Hoje vou postar algo que pessoalmente tem “tirado meu sono.” Como fazer o seu cartão de visita? A equipe da MRC Publicidade está com esse dilema faz tempo. E agora mais do que nunca temos que fazer o nosso cartão de visitas para a apresentar no Projeto Final, em nossa faculdade. E pesquisando achei uma matéria no site da revista Exame. Vale apena conferir três dicas especiais.

Um simples pedaço de papel pode dizer muito sobre o seu negócio e o seu perfil.

Veja três dicas para os empreendedores deixarem sua marca com o cartão de visitas (retirado da revista Exame):


1. Seja simples

Na hora de fazer ou encomendar seus cartões, tenha em mente de que este não é um espaço de publicidade. “As pessoas confundem cartão de visita com panfleto. A função do cartão de visita é passar a sua identificação. Ele é pessoal. Não coloque um monte de coisa”, ensina Mota. Segundo Irene Azevedo, da LHH/DBM, o cartão deve conter, no máximo, logotipo, nome, telefone, endereço e e-mail. “Tem que ser o mais clean possível”;

2. Transmita sua identidade

Se a sua empresa é bastante descolada, um cartão de visitas muito tradicional pode não combinar. “O importante é traduzir a linguagem da empresa para a pessoa se lembrar de você”, explica o designer. Mais do que ser criativo, o cartão precisa identificar a empresa.

Por isso, pense em que tipo de imagem você gostaria de transmitir com o cartão de visitas. “O cartão é uma peça da identidade visual. Mas, não adianta só trabalhar o cartão, o escritório, o e-mail e o atendimento têm que ser bacanas”, diz. O mais tradicional atualmente, segundo Mota, é ter o logotipo da empresa maior de um lado do cartão e os dados da pessoa do outro.

3. Tenha um cargo

A questão do cargo impresso no cartão pode causar dúvidas em quem é dono da empresa: é melhor usar dono, sócio, proprietário ou empreendedor, por exemplo? Para Irene Azevedo, o ideal é colocar no cartão a função que o empresário exerce na companhia. “Pode colocar como diretor geral ou presidente, por exemplo”, ensina.

Para quem está começando uma startup e ainda não tem um cargo definido, a executiva da LHH/DBM sugere colocar uma área em que a pessoa seja forte logo abaixo do nome. “Pode ser um executivo de logística, por exemplo, ou a área especifica da pessoa”, sugere. Em último caso, empreendedor soa melhor do que dono ou proprietário.

Espero que tenha ajudado e até a próxima!

Ricardo Papel

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Arno: Vento na máxima potência


Olá pessoal, estou de volta para mais uma postagem!
Essa será a mais curta de todas.
Olhe essa foto e depois veja esse video.
No final comente o que achou!



Até a próxima!

Ricardo Papel

quinta-feira, 17 de maio de 2012

17 de Maio, dia Internacional da Comunicação e das Telecomunicações


Olá pessoal estou de volta para uma nova postagem, vamos lá?!

Para quem não sabe hoje dia 17 de Maio se comemora o dia Internacional da comunicação e das telecomunicações. Espantado com essa noticia? Pois então não fique mais! Mais um pergunta fica no ar, onde tudo começou? Vou citar alguns exemplos e fique ligado onde você começa a se achar nessa linha do tempo.


Telégrafo;
Telex;
Radiotelefonia;
Telefonia;
Fax;
Modem;
Vídeo texto;
Telefonia móvel digital


Eu não expliquei aqui como funciona cada um de propósito, fiz isso para estimular sua pesquisa sobre essas etapas que comunicação passou. Boa pesquisa.


Mais apesar dessa data importante para nós comunicadores quero deixar um vídeo que recebi e acho que encaixa nesse dia Internacional da comunicação. Comunicar é tão simples e ajudar o próximo também e algumas vezes nem precisa dizer nada, a sua ação já diz tudo.

Invista uns minutos nesse vídeo, tenho certeza que vai valer apena. Duvido você ser a mesma pessoa depois desse vídeo.


Eu Ricardo Papel fico por aqui e até a próxima postagem!

Abraços!



quinta-feira, 10 de maio de 2012

O que pode ser mais refrescante que um gole de Sprite?

Quem admira o conceito de marketing de guerrilha vai gostar dessa iniciativa. O Sprite lançou uma experiência diferente para chegar ao seus consumidores e reforçar o seu conceito: "refresque suas ideias". A marca colocou um chuveiro gigante no formato de uma máquina de refrigerante (dessas comuns em fast food) em uma praia do Rio de Janeiro. Chamada de "Sprite Shower", a máquina de 10 metros oferece aos banhistas uma sensação de refrescância com um chuveiro com água. A iniciativa tem como objetivo sair da rotina, trazendo um apelo emocional e social entre a marca e os banhistas.

De acordo com a própria propaganda, o resultado foi mais de 1500 "doses" de "chuveiradas" por dia. Caso tenha uma boa aceitação do público pela internet, o Sprite que levar esta intervenção para outras praias do Brasil no próximo verão. A criação do projeto foi da agência Ogilvy Brasil.

Já falamos sobre esse assunto um a vez clique aqui

Fonte: cidademarketing



Confira esse video

terça-feira, 8 de maio de 2012

08 de Maio - Dia do Profissional de Marketing

A atividade é digna de celebração todos os dias, mas não há como festejar se ainda há tantas e tantas realizações a serem concretizadas.

Para ser profissional de marketing hoje é preciso ter um gosto maior por superar desafios. Em todas as áreas que muitos vêem, erradamente, de forma isolada, desde o pensamento e o planejamento estratégico, até a promoção, o relacionamento e o marketing direto, é preciso ser um camaleão para se adaptar às inovações e mudanças diárias.



O cenário, em primeiro plano, é no mínimo intrigante. Vender, atividade fim do marketing, nunca foi tão difícil.

Novas necessidades de consumo e de relacionamento, fragmentação da mídia, corte nos custos e nas verbas, consumidor consciente e mutável (ou não), tecnologia avançando em passos largos, economia brasileira estável, concorrência e competição implacável, retorno sobre investimento, sustentabilidade, modismos, tendências e um sem-número de fatores são pólvora na bomba que está nas mãos dos profissionais de marketing.

Estratégia

Nunca foi tão importante olhar de cima e com lupa para os problemas e oportunidades presentes nas empresas. Entrar na formação do DNA das corporações e participar efetivamente do negócio delas, em todos os seus níveis de hierarquia, é papel do profissional de marketing. Gerir produtos e serviços desde o seu nascimento, pensando em todos os compostos de marketing, é tarefa que exige e exigirá cada vez mais uma visão holística.

É preciso trabalhar com foco na Estratégia e no Planejamento das atividades de Marketing e fazer conexões com todas as áreas da empresa para que todos trabalhem de acordo com uma única missão. Ter atuação, e formação, multidisciplinar é pré-requisito fundamental. Somente um executivo que vive os problemas da vida real é capaz de pensar em soluções para pessoas reais.

Marca

Aproximar as pessoas dos valores da empresa e, mais do que isso, ficar perto delas em todos os momentos é o caminho para preencher suas necessidades e conhecer seus desejos implícitos. Assim são os amigos. Há de se arquitetar uma marca amiga do cliente, com quem ele sabe que pode contar sempre que precisa, seja para ter uma roupa mais branca (Omo), seja para matar a fome de forma rápida, prática, barata, gostosa e sem engordar (Maxi Goiabinha da Bauducco).

Promover boas experiências que fiquem na memória das pessoas é um divisor de águas. Para isso, tudo tem que funcionar na mais perfeita sintonia. O produto ter qualidade e oferecer ótima relação custo x benefício é default. Neste quesito, o atendimento deve funcionar bem e todas as outras ações de pós-venda devem ser executadas com perfeição, o que nem sempre acontece.

Publicidade

Muitos ainda pensam somente em fazer publicidade, campanhas disso, daquilo. Quem não é grande sonha em aparecer na TV. A realidade é que a cada dia que passa os investimentos na propaganda tradicional são colocados em xeque. Falar de Comunicação Integrada, ou 360°, não é mais discurso. Agora, é preciso fazer bem feito. Fazer o consumidor participar da campanha? Pode ser, mas gerar o famoso e tão antigo boca a boca é cada vez mais eficiente, seja através de uma campanha de marketing viral ou “apenas” de um produto diferenciado que se vende praticamente sozinho, como no caso das calças da Gang.

Não há dúvidas de que anunciar é importante. E, dependendo da campanha, ainda pode trazer bons resultados. O problema é medir e quantificar o efeito num mundo em que se fala cada vez mais em Retorno sobre Investimento em Marketing. Para os que ainda vivem na era da emoção, de Top Of Mind, se aliar ao pessoal das finanças hoje é questão de sobrevivência.

Ponto de Venda e Trade Marketing

Diante do alardeado bombardeio de informação, da falta de tempo e de todos aqueles fatores que já falamos no início do texto, é no ponto de venda em que se dá a hora da verdade. Nunca é demais citar o estudo do Popai Brasil. A pesquisa aponta que 81% das pessoas decidem o que vão comprar diante da gôndola.

Então, de nada vai adiantar anunciar na novela se no dia seguinte o seu produto não estiver estrategicamente posicionando do PDV, com comunicação, sampling, degustação e, mais ainda, se o seu produto sequer esteja na prateleira certa e se o vendedor não souber explicar as funcionalidades dele.

Relacionamento, Incentivo, Promoção, Eventos e Marketing Direto

É notório também que, enquanto a publicidade continua procurando novos espaços, os serviços especializados, ou below the line, ganham cada vez mais importância e verbas. O que acontece, porém, é que ainda é difícil encontrar anunciantes e agências que desenvolvam trabalhos na mais perfeita harmonia. Não faltam casos de sucesso, é verdade. Mas o modelo de trabalho ainda está confuso.

No quesito concorrência, remuneração e aplicação das ações, Ampro – Associação Brasileira de Marketing Promocional – e Abemd - Associação Brasileira de Marketing Direto – dispõem de guias de boas práticas e de padrões que não são seguidos ou simplesmente desconhecidos por parte dos anunciantes e das agências. Este cenário, inclusive, já custou milhões para o setor de incentivo que é alvo de fiscalização da Receita Federal e do INSS.

Somente depois deste baque é que agências, anunciantes e entidade se juntaram para regular e auto-regulamentar o mercado. No setor de telemarketing foi a mesma coisa. Parece que enquanto o mar estiver para peixe, todos vão atirando suas redes sabe-se lá como para pegar o maior número de presas possíveis. A quase-morte do CRM é outro exemplo. No afã de gerar lucros, de marcar presença e ser “inovador”, cometem-se muitos erros.

Mesmo assim, ainda é fácil saber escolher entre o certo e o errado. Entre o lucro e o prejuízo. Entre uma marca forte, valorizada e reconhecida de uma inexpressiva. Fácil para quem estudar e analisar todas essas transformações por quais estamos vivendo diariamente. E, claro, para quem trabalhar no sentido de superar todos esses desafios. E, assim, quem sabe, um dia possamos comemorar o Dia do Profissional de Marketing.

Fonte: www.mundodomarketing.com.br