segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Missão, Visão e Valores

Sempre que estiver em duvida sobre as decisões a serem tomadas na empresa em que se trabalha, que tal buscar uma ajuda e ver sua missão, visão e valores?!
 Mas o que é isso? Como faço isso?


 Missão, visão e valores representam a identidade organizacional. Serve para dar diretriz a futuras decisões, apoiar os funcionários e principalmente informa-los o real motivo da existência da empresa.

 Então abaixo veja as definições para cada palavra mágica.


 Missão: É a essência da empresa, ela deve responder o que a empresa/organização se propõe a fazer e para quem. Algumas perguntas facilitam e orientam na identificação da missão, vejam a seguir: 
a) O que a empresa deve fazer?
 b) Para quem deve fazer?
 c) Como deve fazer?
 d) Onde deve fazer?
 e) Qual sua responsabilidade social?


 Veja exemplos de Missão: Nestlé: Oferecer ao consumidor brasileiro produtos reconhecidamente líderes em qualidade e valor nutritivo, que contribuam para uma alimentação mais saudável e agradável, gerando sempre oportunidades de negócios para a empresa e valor compartilhado com a sociedade brasileira. 
Sadia: Alimentar consumidores e clientes com produtos saborosos e saudáveis, com soluções diferenciadas. Bradesco: Fornecer soluções, produtos e serviços financeiros e de seguros com agilidade e competência, principalmente por meio da inclusão bancária e da promoção da mobilidade social, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a construção de relacionamentos duradouros para a criação de valor aos acionistas e a toda a sociedade. 


Visão: É a posição que a empresa/organização pretende ocupar em um cenário futuro, seja em mercados existentes, ou em novas áreas. Segundo Richard Allen, a visão ideal deve mostrar onde a empresa está, aonde quer chegar e que meios serão necessários para atingir esse objetivo. 
Vejam exemplos de perguntas que auxiliam a saber quem somos e/ou quem pretendemos ser:
 a) Qual é o nosso objetivo?
 b) Qual é a força que nos impulsiona?
 c) Quais são nossos valores? 
d) O que fazemos de melhor?
 e) O que gostaríamos de mudar?


 Veja exemplos de visões de grandes empresas:
 Sadia: Ser reconhecida por sua competitividade em soluções de agregação de valor e respeito ao crescimento sustentável da cadeia de valor.
 Bradesco: Ser reconhecida como a melhor e mais eficiente instituição financeira do País e pela atuação em prol da inclusão bancária e do desenvolvimento sustentável.
 Vale: Ser a maior empresa de mineração do mundo e superar os padrões consagrados de excelência em pesquisa, desenvolvimento, implantação de projetos e operação de seus negócios. 


Valores: São os princípios, ou crenças, que servem de guia, ou critério para os comportamentos, atitudes e decisões de todas e quaisquer pessoas, que no exercício das suas responsabilidades, e na busca dos seus objetivos, estejam executando a Missão, na direção da Visão. Exemplos de valores: Fé; Lealdade; Amor; Solidariedade; Status; Fraternidade; Humildade; Ética, etc. 


Fonte: http://www.slideshare.net/muriloket/misso-viso-valores-e-objetivos 


 By: Maxi

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...