sexta-feira, 2 de março de 2012

CMKY X RGB

Eu sempre tive a dúvida entre CMKY e RGB. O significado das letras e para que serve cada uma.

Estamos ligados as cores constantemente em nosso dia-a-dia, como por exemplo os monitores e os impressos, sendo que tudo o que é representado por eles tem um padrão de cor próprio utilizado. Depois que tive algumas aulas na faculdade sobre essas cores que eu comecei a entender o mundo delas.

Espero que nessa postagem você entenda um pouco mais sobre CMYK e RGB.Pesquisei um pouco e ai está a postagem. Se divirtam!

CMKY



O que é CMKY na origem? Nada mais é a abreviação para as cores ciano, magenta, amarelo epreto. O termo advêm do inglês “Cyan“, “Magenta“, “Yellow” e “Key” (ou “chave”).

As quatro letras CMYK são as mais importantes no mundo do design gráfico. Essas letras representam o sistema de impressão atual e todo designer deve saber o que significa.

O acrônimo CMYK têm aletra “K” no final em vez de “B” (para “black“)por dois motivos: um deles é por causa que, no passado a chapa que continha a cor preta era chama de “keyplate” ou “chapa chave” pois era geralmente a chapa com maior detalhe artístico ou “informações chave”.


O segundo motivo é para que seja evitado a confusão com o outro modelo de cor popular – o RGB. RGB significa “Red, Green, Blue”(vermelho, verde, azul) e é como monitores e TVs representam a cor. E embora o termo “key” não seja mais usado hoje em dia, para evitar confusão com a letra“B” do RGB, o acrônimo CMYK continuou inalterado.

Embora as cores ciano, magenta e amarelo quando misturadas formam o preto, esse preto é tido como “insatisfatório” e “imprático em certas ocasiões”. Estas ocasiões ocorrem quando existe uma predominância de preto na imagem, e as três cores juntas podem enrugar o papel (por excesso de líquido) atrasando a secagem, Além domais, utilizar tinta preta é menos caro do que utilizar 100% de cada uma das 3cores


Identificar a escala CMYK em um impresso pode ser feito com uma lupa ou um conta-fio. Caso o impresso seja feito de pequenas retículas das quatro cores, geralmente dispostas em ângulos padrões,pode se ter certeza que foi impresso em CMYK.


RGB


RGB são cores formadas a parti de pontos(pixels) iluminados ou luminosos, que e baseiam em três cores:

Vermelho (RED), Verde (GREEN) e Azul (BLUE), mais conhecido como RGB. RGB é o padrão de cores usado em monitores, ou seja,todas as imagens e fotos visualizadas no computador (essa era minha grande dúvida)são formadas por pontos de luz que podem ter facilmente 16,7 milhões de cores diferentes.

Mas na impressão as coisas são bem diferentes, porque as cores são geradas do reflexo da luz sobre pigmentos no papel branco. É por isso que fica impossível reproduzi todas as cores que existem na tela do monitor para o papel.

Através disso que foi criado um espaço de cor similar as cores na mídia impressa.

Conclusão

Vamos ver se você entendeu:

  1. Você tirou uma fotografia com sua câmera digital, e vai tratá-la no photoshop, ela está em qual formato de cor?
  2. Se você vai fazer um layout para um site, qual formato de cor deve ser utilizado?
  3. E se você vai fazer um anúncio para uma revista que será impressa em papel couchet 120g?

Respostas:

  1. Todas as câmeras digitais capturam as cores no modo RGB.
  2. RGB.
  3. Em CMYK. Não importa o papel em que será impresso o material, o que importa é que será impressa.

Se tiver dúvidas, antes de finalizar o arquivo, vale dar uma ligadinha para a gráfica e perguntar qual tipo de impressão eles utilizam.

Portanto, um trabalho para ser impresso em gráfica deve ser finalizado em CMYK. Vai fazer algo pra internet? Não tem conversa, é RGB.

Espero que tenha aprendido alguma coisa, pelo menos você agora já sabe diferenciar CMKY e RGB.Uma abraço e até a próxima.


fontes:Rgarte/Design Blog/fernandopaes

Ricardo Papel

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...