quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Messenger dá adeus: começa o fim de uma era para a tecnologia



Absoluto no início dos anos 2000, MSN não vai mais ser atualizado. O programa está programado para seguir funcionando até o início de 2013

Quem não se lembra de ficar horas e horas tentando conectar naquele programa com a silhueta que lembrava dois bonequinhos grudados? Antes de a banda larga estar presente na maior parte das residências brasileiras, o MSN, ou Messenger, como também era conhecido, dominava o mercado de tecnologia pessoal e forçava adolescentes e adultos a ficarem horas e horas em frente ao computador, vibrando a cada som estridente de mensagem recebida. Na semana passada, o mensageiro que dominou o mercado no início dos anos 2000 até a metade da última década voltou a ser notícia em sites e blogs especializados em tecnologia. Após alguns anos perdendo clientes do Hotmail ou MSN, a Microsoft anunciou que irá descontinuar o programa e não vai mais oferecer atualizações para o mensageiro.

Contudo, os fãs que ainda utilizam o MSN no dia a dia não precisam ficar preocupados. O sistema de conversação criado pela empresa de Bill Gates irá migrar para o Skype – programa adquirido pela Microsoft no ano passado por uma bagatela de US$ 8,5 bilhões e que tem recebido várias melhorias nos últimos meses.

Criado em 1994 para os usuários do Windows 95, o MSN, na época conhecido como The Microsoft Network, foi apenas em 1997 que o programa começou a ganhar o ar do que seria, mais a frente, o MSN.

Com o lançamento do Windows 98, o Messenger já viria instalado no computador, porém, ainda com a ascensão da internet e chat’s como o ICQ e o MIrc dominando o mercado, o MSN não ganhou a visibilidade que a Microsoft queria.

Porém, em 2001, a empresa responsável pelo Windows começou uma campanha de marketing intensiva para divulgar o MSN. Dois anos depois, ele já era o mensageiro mais popular do mundo, com versões até para Mac. Junto com o Windows XP, o MSN foi o sistema para computadores que mais foi disseminado no planeta, o que fez com que surgisse a página virtual MSN e também o já falecido navegador MSN.

“Pra que migrar MSN pro Skype se tem o chat do Facebook?”, questiona o internauta Daniel Alves, pelo Twitter. A pergunta é pertinente, já que com o crescimento de serviços como o Facebook e Gmail, mensageiros próprios foram criados, o que fez com que o público migrasse do MSN para o FaceTalk e para o GTalk.

“A Microsoft vai aposentar o MSN e focar no Skype, comprado ano passado. É o fim de uma era, mas é uma estratégia certeira”, acredita o twitteiro Cauê Fabiano.

Para transferir os contatos do MSN para o Skype, basta o usuário entrar na conta do programa de videochamadas e cadastrar o login e a senha do mensageiro. O programa de conversação está programado para seguir funcionando até o primeiro trimestre do ano que vem.




Fonte: O FLUMINENSE

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...