Olá caros amigos!
Hoje vou postar algo que pessoalmente tem “tirado meu sono.” Como fazer o seu cartão de visita? A equipe da MRC Publicidade está com esse dilema faz tempo. E agora mais do que nunca temos que fazer o nosso cartão de visitas para a apresentar no Projeto Final, em nossa faculdade. E pesquisando achei uma matéria no site da revista Exame. Vale apena conferir três dicas especiais.
Um simples pedaço de papel pode dizer muito sobre o seu negócio e o seu perfil.
Veja três dicas para os empreendedores deixarem sua marca com o cartão de visitas (retirado da revista Exame):
1. Seja simples
Na hora de fazer ou encomendar seus cartões, tenha em mente de que este não é um espaço de publicidade. “As pessoas confundem cartão de visita com panfleto. A função do cartão de visita é passar a sua identificação. Ele é pessoal. Não coloque um monte de coisa”, ensina Mota. Segundo Irene Azevedo, da LHH/DBM, o cartão deve conter, no máximo, logotipo, nome, telefone, endereço e e-mail. “Tem que ser o mais clean possível”;
2. Transmita sua identidade
Se a sua empresa é bastante descolada, um cartão de visitas muito tradicional pode não combinar. “O importante é traduzir a linguagem da empresa para a pessoa se lembrar de você”, explica o designer. Mais do que ser criativo, o cartão precisa identificar a empresa.
Por isso, pense em que tipo de imagem você gostaria de transmitir com o cartão de visitas. “O cartão é uma peça da identidade visual. Mas, não adianta só trabalhar o cartão, o escritório, o e-mail e o atendimento têm que ser bacanas”, diz. O mais tradicional atualmente, segundo Mota, é ter o logotipo da empresa maior de um lado do cartão e os dados da pessoa do outro.
3. Tenha um cargo
A questão do cargo impresso no cartão pode causar dúvidas em quem é dono da empresa: é melhor usar dono, sócio, proprietário ou empreendedor, por exemplo? Para Irene Azevedo, o ideal é colocar no cartão a função que o empresário exerce na companhia. “Pode colocar como diretor geral ou presidente, por exemplo”, ensina.
Para quem está começando uma startup e ainda não tem um cargo definido, a executiva da LHH/DBM sugere colocar uma área em que a pessoa seja forte logo abaixo do nome. “Pode ser um executivo de logística, por exemplo, ou a área especifica da pessoa”, sugere. Em último caso, empreendedor soa melhor do que dono ou proprietário.
Espero que tenha ajudado e até a próxima!
Ricardo Papel