segunda-feira, 20 de agosto de 2012

22ª Bienal Internacional do livro em São Paulo

Quem ficou ligado nesse mês ficou sabendo que aconteceu a 22º Bienal Internacional do livro em São Paulo nos dias 09 a 19 de Agosto no pavilhão de Exposições do Anhembi. O tema central foi “Livros transformam o mundo, livros transformam pessoas”. Segundo a organização do evento, aproximadamente 1.829 lançamentos de livros foram apresentados nos 34 mil metros de exposição.

Viajei de carro de São Gonçalo até Barueri onde fiquei hospedado na casa da minha prima e depois fui até a Bienal. Foi cansativo mais valeu apena. Marquei minha presença lá nessa 22ª edição da Bienal.

Tive a oportunidade de participar desse mega evento. Não poderia ir sem registrar esse momento, olhei vários stands de livrarias ótimos preços de livros. Aproveitei e comprei dois livros de comunicação para aprofundar meus conhecimentos profissionais. Minha irmã que é professora fez a festa e comprou muitos livros rs.

Com um olhar critico observei ao todo as 14 marcas e/ou empresas que patrocinaram e serviram de apoio, elas estavam estampadas a cada lugar que passávamos. Logo fiquei a pensar qual estratégia eles usaram para se destacar. Sem contar com as editoras que faziam de tudo para captar novos adeptos. Toda hora recebia uma revista de graça aqui outro livro ali, em fim, tudo para conquistar mais leitores. Nessa hora vale tudo!

Nos 11 dias de evento muitos personagens importantes da literatura brasileira marcaram presença. No penúltimo dia (18) esteve presente Pelé, a qual eu vi ele no programa ao vivo sendo realizado ali mesmo no stand. Jorge Amado, Nelson Rodrigues e a Semana de Arte Moderna de 1922 foram os grandes homenageados dessa BIENAL em São Paulo.

Você sabia quando foi realizada a primeira BIENAL? A 1ª Bienal Internacional do Livro, bancada exclusivamente pela CBL, (Câmera Brasileira do Livro) foi realizada entre 15 e 30 de agosto de 1970, no mesmo edifício da Bienal de Arte, essa primeira feira reuniu algumas centenas de editoras nacionais e estrangeiras e atraiu milhares de pessoas, adultos, jovens e crianças. Já na 2ª Bienal, em 1972, o total de visitantes chegou a 80 mil e o de expositores passou de 700.

A Bienal do Livro de SP 2012 teve 84,7 mil seguidores pelo Facebook e houve 12 mil compartilhamentos. Já no Twitter, foram 17,3 mil seguidores e dois mil retweets até o sábado(18).

Ricardo Papel

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...