Creio que todos já ouviram falar nos 4 Ps no marketing ou como
alguns dizem, (na Publicidade), se não ouviu está vendo agora e quem sabe um
dia estude também sobre esse assunto. Todo universitário de comunicação
especialmente aqueles habilitados em publicidade tem que ter um olhar especial
para esses Ps. Essa postagem é o inicio da série “ As letras no marketing e na
Publicidade” e hoje iremos ver algo básico
sobre : os 4ps no marketing
(Produto, preço, promoção, praça (ou ponto de venda). Vamos lá?!
Essa mistura de “ps” é chamado atualmente como MARKETING MIX ou COMPOSTO DE MARKETING como é conhecido no Brasil. Lembro que umas das aulas que tive na faculdade, um professor nos apresentou esse tal Marketing MIX, a princípio fiquei meio confuso uma coisa normal já que era novo para mim. Mais logo que comecei a ver como funcionava fiquei admirado. Antes de entrarmos na parte teoria não posso deixar de mencionar um dos grandes nomes e maior autoridade em marketing atualmente, o Philip Kotler que define Marketing Mix como “o conjunto de ferramentas que a empresa usa para atingir seus objetivos de marketing no mercado alvo”.
Pois bem, vamos a parte “teórica” no que se diz a respeito dos Ps, serei bem breve e direto. Lembre-se que somos eternos aprendizes e pesquisadores, por isso ao ler essa postagem pesquise mais sobre esse assunto, aqui é apenas o “ponta pé” para seus estudos e/ou curiosidades.
PRODUTO
Atividades relacionadas ao primeiro P são: Diferentes tipos
de design, características, serviços, diferencias com a concorrência,
embalagem, qualidade, especificações, tamanho, marca, politica de garantia,
devoluções, serviços, variedade de produtos entre outros.
PREÇO
Atividades relacionadas ao segundo P são: Crediário,
descontos, financiamentos, preço, prazo médio, condições de pagamento, numero
de prestações, concessões entre outros.
PROMOÇÃO
Atividades relacionadas ao terceiro P são: Trade Marketing,
promoções, publicidade, propaganda, relações públicas entre outros.
PRAÇA (Ponto de
Venda)
Atividades relacionadas ao quarto P são: Lojas,
distribuição, canais de distribuição, locais, logística, estoque, cobertura,
transporte, sortimento entre outros.
“Portanto ,
desenvolver um produto ou serviço vai muito além da fase da concepção e de
elaboração: trata-se de definir a forma com que a organização irá
comercializá-la”.
Luiz Cláudio Zenone
Ficou na dúvida em algumas palavras mencionadas nessa postagem? Então entre em nosso dicionário Clicando Aqui e pesquise a palavra desejada lá.
Ricardo Papel