terça-feira, 20 de março de 2012

Da série: “As letras no marketing e na Publicidade” os 4Ms do Marketing

Olá pessoal, estamos de volta para mais uma série das letras que nos perseguem, tanto na vida acadêmica como na vida profissional! Vamos lá?

Nessa postagem iremos ver como os Ms (Mercado, Moeda, Mensuração e Marca)nos auxiliam em nossa carreira profissional. O texto a seguir é um resumo do Rafael Maurício Menshhein, que explica bem como cada um “M” tem sua importância. Lembro novamente, invista tempo na sua vida profissional pode ter certeza que vai valer apena!

Muitas vezes são necessárias inúmeras ferramentas de Marketing para que o público-alvo seja conquistado e fidelizado, não basta somente elaborar uma campanha, ela deve ser autossustentável e proporcional ao consumidor a percepção de valor necessário para que o produto permaneça no mercado.

Um dos diferenciais mais desejados pelos profissionais de Marketing é obter as informações antes da concorrência. O descuido com um detalhe pode deixar todo o planejamento sem foco, as estratégias devem ter coerência e permitir que sejam aperfeiçoados a longo do tempo, após o feefdback inicial.


Algumas das principais variáveis mais importantes, no meu ponto de vista são:

Mercado: o mercado é vital para ofertar produtos aos consumidores, as regras da economia, a concorrência por este ou aquele segmento são vitais para o desenvolvimento de estratégias de Marketing com base em pesquisa;

Moeda: o dinheiro é necessário para o investimento e pesquisa & desenvolvimento, permite que o público-alvo desejado seja encontrado e que os produtos ou serviços ofertados tenham destino certo, os investimentos em estrutura, contratação, aprimoramento dos talentos humanos e o giro monetário garantem a sustentabilidade do mercado e todo o seu funcionamento;

Mensuração: todos os resultados, pesquisas, projetos etc. Devem ter uma forma para medi o desempenho, a capacidade de reduzir custos, ofertar produtos pelo preço justo e de acordo com o público-alvo, também é necessário medir o efeito causado pelas mídias usadas para informar o consumidor da existência do produto ou serviço;

Marca: um dos ativos mais importantes das organizações atualmente é a marca de seus produtos e serviços ofertados, saber construir uma marca sólida é muito difícil no modelo atual do mercado, a concorrência consegue colocar um produto praticamente igual ao da sua empresa no mesmo mercado em muito pouco tempo, então um diferencial pode ser o posicionamento da marca, o Market Share, a visibilidade da marca. É por isso que elaborar qual a estratégia de marca usar é fundamental.

Tenho certeza que depois que você leu esse resumo sobre os 4 Ms do Marketing, sua visão vai ser bem diferente, mais critica e cuidadosa quando for elaborar uma ação de marketing, um planejamento de uma empresa ou uma marca. Acertei certo?


Aguarde outra postagem da “série as letras no marketing e na publicidade”

Gostou dessa postagem? Então comente, divulgue, pergunte. Esse blog também é um local de debates. Até a próxima!


Ricardo Papel

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...