De acordo com especialistas, candidatos devem dar destaque para conquistas em outros empregos e para cursos voltados para o mundo dos negócios
Para seguir carreira como analista de mídias sociais não basta apenas ser íntimo da rotina das principais redes de relacionamento da web. É preciso ter um perfil mais estratégico e voltado para o mundo dos negócios.
Por isso, de acordo com especialistas, profissionais que estejam batalhando por uma oportunidade nessa área devem valorizar, no currículo, experiências que comprovem esse conjunto de habilidades. “A atuação nas mídias sociais não é para qualquer pessoa. O profissional precisa ter uma estratégia bem definida”, afirma André Assef, diretor operacional da consultoria Desix.
Isso significa que esses profissionais precisam entender profundamente a lógica de atuação da companhia em que trabalham, saber qual o tipo de estratégia combina com este perfil e, por fim, definir exatamente qual a rede social mais coerente com os objetivos da companhia.
Por enquanto, poucas instituições de ensino oferecem programas de atualização ou especialização com foco na carreira de analista de mídias sociais. A opção são os cursos especializados nesse tipo de formação. Mesmo assim, é possível encantar o recrutador dando destaque para cursos voltados para o mundo dos negócios, com ênfase em empreendedorismo ou no setor de atuação da empresa.
De acordo com o diretor de operações da Desix, além de oferecer uma base teórica consistente de visão estratégica, programas desse tipo também privilegiam o estudo do comportamento humano – tópico essencial para a formação do analista de mídias sociais.
Comportamento do candidato a vaga de analista de mídias sociais
“Esse profissional deve ter um traço de personalidade mais analítico e investigativo, além disso, deve saber ouvir e ser ponderado”, enumera Assef. Por isso, o consultor também aconselha que o candidato faça um teste comportamental reconhecido e anexe os resultados ao currículo. “Isso já representa muita proatividade”, diz.
No entanto, Guilherme Brandão, um dos sócios da consultoria 2Get, lembra que “o recrutador não irá confiar plenamente nesses resultados e, provavelmente, vai pedir um novo teste comportamental”. Por isso, se os dados foram adulterados, você pode acabar minando suas chances de conseguir o emprego.
Essas são algumas dicas sobre a elaboração de um currículo para analista de mídias sociais. E você tem alguma sugestão a acrescentar? Deixe seu comentário
Fonte: Portal Exame