terça-feira, 1 de novembro de 2011

As 5 marcas de maior audiência nas redes sociais

Reportagem da Revista Exame - Marketing


Achei muito interessante essa reportagem da Revista Exame e a maioria de nós temos pelo menos uma dessas marcas em nossas redes sociais.

Ter audiência em redes sociais é importante para as marcas, já que mostra o alcance que suas mensagens podem ter, mas representa também um desafio. "Quanto maior a audiência de uma marca, mais difícil é de engajar", diz Wagner Martins, sócio e diretor da área de planejamento da Espalhe.
A agência lançou recentemente o Index Social, um índice que mensura a evolução de audiência e engajamento das marcas no Facebook, Twitter e YouTube no Brasil. Seguindo a lógica dos índices das bolsas de valores, que elencam as ações mais negociadas, a ferramenta monitora cerca de 320 marcas e, para calcular o índice, leva em conta as que detêm 80% da audiência nas três plataformas a cada dia.
A Claro figura no topo do ranking de audiência em setembro e continua liderando. Já Brahma Futebol Rio, apesar de aparecer só em sétimo quando se fala em audiência, foi o que mais engajou no período no Facebook e Twitter, ou seja, que teve maior quantidade de "likes", comentários, mentions e retuítes. Veja abaixo as 5 primeiras em audiência.

1. Claro


Facebookmais de 117 mil fãs
Twittercerca de 2,5 milhões de seguidores
YouTube: cerca de 4,5 mil inscritos
Com perfis bastante cheios nas três redes sociais, a Claro Brasil é hoje a marca de maior audiência no país, de acordo com o Index Social. O principal destaque é a conta da operadora no Twitter.

Em 2010, a empresa fechou um contrato com o ex-jogador Ronaldo pelo qual ele passaria a administrar o perfil como se fosse seu. E deu certo. Na época, cerca de um ano e meio atrás, a Claro tinha 33 mil seguidores. Hoje, sob o usuário "ClaroRonaldo" são quase 2,5 milhões de seguidores, que recebem diariamente promoções de produtos e serviços da operadora, mas também brincadeiras, fotos e comentários do Fenômeno sobre coisas do seu dia a dia.
O alcance da estratégia, se comparado aos resultados obtidos com campanhas na TV, é menor, mas gera audiência rápida. A figura do ex-jogador deu à empresa grande proximidade com seus consumidores, já que muita gente acaba seguindo a empresa quando, na verdade, quer saber de Ronaldo.

2. Guaraná Antarctica




Facebook: cerca de 1,5 milhões de fãs
Twitter: mais de 93 mil seguidores
YouTube: cerca de 22,4 mil inscritos
Uma das primeiras marcas a ultrapassar a faixa de 1 milhão de fãs no Facebook, Guaraná Antarctica tem como estratégia integrada entre as redes sociais e busca gerar assunto constantemente.



"Temos uma equipe que vê tudo que vai acontecer no mês e de que forma a gente pode fazer a marca participar desses assuntos", explica Wagner Martins, sócio e diretor da área de planejamento da Espalhe, agência responsável pela administração das redes sociais do refrigerante.

A última ação de peso da marca foi a apresentação dos jogadores Neymar e Lucas como garotos-propaganda, feita no Bate Bola Guaraná Antarctica, talk show estrategicamente transmitido ao vivo pelo Facebook.


Participaram da ação, além dos jogadores do Santos e do São Paulo, o técnico da Seleção Brasileira, Mano Menezes, o empresário Ronaldo, o apresentador Eduardo Sterblitch, o jornalista esportivo Benjamin Back e a cantora Cláudia Leitte.


3. L'Oréal Paris Brasil


Facebook: mais de 1,3 milhões de fãs
Twitter: mais de 19,4 mil seguidores
YouTube: não disponível
A marca, que tem Grazi Massafera e Paola Oliveira entre suas embaixadoras no Brasil, dá atenção especial à sua Fanpage.


Em 2011, a L’Oréal Paris Brasil passou da marca de 1 milhão de fãs no Facebook graças a uma amigável estratégia de diálogos com consumidores, promoções e divulgação de conteúdos de interesse de seu público - feminino, em maioria.

Em agosto, por exemplo, a marca lançou a promoção “Ganhe kits de maquiagem L’Oréal Paris”. Para participar, era necessário curtir a página do evento no Facebook e responder à frase do concurso cultural. Os sorteios aconteceram semanalmente até o início de outubro e contribuíram para movimentar o perfil. Foram mais de 300 mil "Likes" em cerca de um mês.

4. Smirnoff Brasil


Facebook: mais de 1,2 milhões de fãs
YouTube: 236 seguidores
Com ações concentradas principalmente no Facebook, onde a marca já passou de um milhão de fãs, a Smirnoff Brasil bomba sua página na rede social mantendo um diálogo próximo com seu público. Há também a Smirnoff Nughtlife Exchange Project, uma iniciativa mundial que promove as melores festas internacionais e estimula a troca de experiências com seus consumidores, que acontece também, claro via redes sociais

5. Peixe Urbano

Facebook: mais de 900 mil fãs
Twitter: mais de 100 mil seguidores
YouTube: 130 inscritos
Para o Peixe Urbano, o segredo é interatividade. Com quase um milhão de fãs no Facebook, o site de compras coletivas monitora constantemente os diálogos e comentários nas redes sociais e tenta movimentar o máximo que consegue também os perfis no Twitter e no YouTube.


Ofertas-relâmpago, promoções de 1 centavo e integração entre as redes garantem barulho permanente.



No Twitter, a empresa foi a primeira brasileira a fazer uma ação publicitária usando os Trending Topics, pelo serviço "Promoted Tweets"






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...