quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Hierarquia de Necessidades de Maslow

O que seria a hierarquia de Maslow? Foi o Abraham Maslow que formulou essa teoria no seu artigo “A Teoria da Motivação Humana”

Como essa Hierarquia nós atinge como consumidores e como pesquisadores do mercado consumidor? Vamos lá?!
A base da Teoria da motivação de Maslow é que os seres humanos são movidos por necessidades de satisfazer o seu ego e suas vontades. Ele destaca cinco necessidades principais:

Necessidades da Auto-realização: Desenvolvimento pessoal, profissional, alcance de suas conquistas.
Segundo Maslow, somente um porcentagem pequena da população atinge o nível de auto –realização.

Necessidades da Estima: Sua auto-estima, reconhecimento entre a sociedade e status no meio em que vive.
Reconhecimento
(Motivadores externos);
Atenção
(Motivação externa);
Status Social
(Motivadores externos);
Realização
(Motivação interna);
O Auto - respeito
(Motivação interna).

Necessidades Sociais: Relacionamentos pessoais, sucesso no amor, uma pessoa bem sucedida.
São aquelas relacionadas à interação com os outros.

Necessidades de Segurança: Se sentir protegido diante as dificuldades é uma defesa.
Uma pessoa que se sente ameaçada não irá buscar a satisfação das necessidades de nível superior até que sua necessidade de segurança seja plenamente atendida.

Necessidades Fisiológicas: Tudo que envolve sua fome, sede, frio, calor.
São as necessidades básicas para a existência de um ser humano.

Somos afetados indireta ou diretamente com essas cinco necessidades para consumir. Seja ela por motivos:

Auto realização (um sonho que desejamos realizar);
Estima (compramos e/ou consumimos algo para nos manter numa certa classe social);
Social (fazemos de tudo para nos sentir bem e agradar os outros);
Segurança (compramos objetos ou coisas para nos sentir seguros);
Fisiológicas (consumimos um produto ou algo para a nossa sobrevivência).

Fiquem ligados, pois a todo momento estamos sendo vigiados e observados pelo “mercado consumidor”.Entendeu porque você compra ou consome algo?


Pare e pense. Qual das cinco necessidades você é mais influenciado na hora de consumir ou comprar?


Bibliografia:
produçãoefinanças.blogspot.com
Professora Roseane Pereira

Ricardo Papel

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